top of page

Top 5 lugares que quero conhecer!

  • Foto do escritor: Mandy
    Mandy
  • 22 de jan. de 2022
  • 11 min de leitura

Atualizado: 23 de jan. de 2022

Olá lindinhos, tudo bom com vocês?


Espero que sim!


Hoje gostaria de dividir com vocês os 5 lugares que mais tenho vontade de conhecer no momento e vou também falar um pouco sobre cada um deles.


ree


Essa lista não esta em ordem de preferencia, eu apenas fui pensando e escrevendo os lugares.


1 - BONITO (MUNICIPIO NO MATO GROSSODO SUL - BRASIL):


Bonito é um município brasileiro da região Centro-Oeste, situado no estado de Mato Grosso do Sul.


Polo do ecoturismo, suas principais atrações são as paisagens naturais, os mergulhos em rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas. Juntamente com Jardim, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena, é o principal município que integra o complexo turístico do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.


Com diversos tipos de fauna e flora, Bonito foi considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil em 2009. Existem mais de 4.000 espécies de plantas e suas águas e rios podem abrigar mais de 2.000 espécies de peixes e aquáticos.


Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 22 401 habitantes.


  • CURIOSIDADES:

- Possui a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul:

ree

Localizada a aproximadamente 60 quilômetros do centro de Bonito, o Boca da Onça é um atrativo super conhecido da região. No passeio, o visitante pode escolher entre duas trilhas, uma mais curta e outra mais longa.


Durante o percurso, o turista conhece várias piscinas naturais e muitas cachoeiras, entre elas, a maior do Estado de Mato Grosso do Sul. Medindo 156 metros de altura, a cachoeira é uma das sensações do passeio e rendem maravilhosas recordações e cliques fantásticos deste passeio em Bonito.


-O maior rapel de plataforma suspensa do Brasil:

ree

O rapel de plataforma suspensa da Boca da Onça é considerado o maior do Brasil. Sua estrutura metálica tem 34 metros de comprimento e avança 15 metros sobre o paredão do cânion do rio Salobra. É uma opção atraente para turistas que gostam de admirar belezas naturais com grandes doses de adrenalina.


- Bonito possui uma das aguas mais cristalinas do planeta:

ree

Bonito e região têm uma das águas mais cristalinas no mundo. Um exemplo é o Rio Sucuri, que já foi considerado várias vezes a terceira água mais cristalina do planeta. Localizado a apenas 17 quilômetros do centro de Bonito, a flutuação do passeio certamente vai te encantar.


- Passeio na Maior Dolina da América do Sul:

ree

Imaginem uma enorme cratera cercada de vegetação, que serve de habitat natural para as araras vermelhas. Elas constroem seus ninhos nas fendas da pedra e dão um verdadeiro espetáculo de beleza, exibindo suas lindas cores voando de um lado para o outro produzindo seus sons característicos. Imaginou e gostou? Então você precisa conhecer o Buraco das Araras.

Localizado na Fazenda Alegria, a aproximadamente 55 quilômetros do centro de Bonito. O atrativo, hoje, se consolidou como um local para contemplação, observação e fotografia de aves, principalmente as araras vermelhas que são a maioria na região. O Buraco das Araras fica em uma das maiores dolinas do mundo, sendo a maior da América do Sul. Ela mede aproximadamente 100 metros de profundidade e 500 metros de circunferência.


- Bonito possui o primeiro Museu Subaquático de Água Doce do Mundo:

ree

Em Outubro de 2021, Bonito inaugurou o primeiro museu subaquático de água doce do mundo.

França e Chipre, possuem museu subaquático, mas o de Bonito será o primeiro do Brasil o único do planeta em água doce. Instalado em um lago com cerca de 4 mil m² e 4 metros de profundidade a visitação ao museu é uma atividade de mergulho com cilindro.

O museu fica localizado no atrativo Nascente Azul, distante 29 quilômetros do centro de Bonito. Os visitantes não precisam possuir certificado de mergulho, já que a atividade é praticada em um ambiente controlado e acompanhado por instrutores.


- Maiores Tirolesas de Mato Grosso do Sul:

ree

As duas maiores tirolesas de Mato Grosso do Sul estão localizadas na cidade de Bonito. Uma delas fica no Parque Ecológico Rio Formoso. Medindo 520 metros e com uma vista de tirar o fôlego a tirolesa é uma das atrações do atrativo.


A segunda maior tirolesa, também localizada em Bonito, mais precisamente no atrativo Nascente Azul mede 450 metros e também tem uma vista incrível, fazendo alegria de quem tem espírito aventureiro.


- Uma das mais Profundas Cavernas Inundadas do Brasil:

A Lagoa Misteriosa, localizada a 45 quilômetros do centro de Bonito, é considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água.


- Caverna com Milhões de anos e Cone Submerso com 19 metros de altura:


Um dos lugares mais incríveis de Bonito é o passeio do Abismo Anhumas. Com suas formações rochosas, o visual é incrível da caverna que levou milhões de anos para ser exatamente como ela é hoje em dia.


O local tem muita coisa interessante, incluindo um cone submerso com 19 metros de altura, formado pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja. Elas “crescem” a partir do chão e vão em direção ao teto. Durante a flutuação, os visitantes apreciam as belezas desses gigantescos cones submersos espalhados em toda a área. No mergulho é possível passar entre alguns.



2 - JALAPÃO (MATEIROS - TOCANTINS - BRASIL):


O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins.[1] Criado em 12 de janeiro de 2001,[2] Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas.


Sua posição estratégica possui continuidade com a área de proteção ambiental do Jalapão, a estação ecológica Serra Geral do Tocantins e o parque nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.


A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins. Em 2017, serviu de cenário para diversas cenas da novela O Outro Lado do Paraíso da Rede Globo. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e economicamente.


  • CURIOSIDADES:

- JÁ FOI MAR:

ree

A região onde o Jalapão está localizado tem uma origem geológica extremamente antiga e data há milhões e milhões de anos – o que significa que, há muito tempo atrás, ele era mar. Devido às drásticas mudanças climáticas e atmosféricas que o planeta sofreu ao longo dos milênios, o mar foi aos poucos se “afastando” e, consequentemente, moldando novas paisagens que atualmente são algumas das mais impressionantes do Jalapão, como as dunas, os paredões rochosos, os morros etc.


- TEM NOME DE UMA PLANTA:

ree

Um nome bastante apropriado para o que se encontra por essa exuberante região – no caso, natureza de sobra! –, a origem de seu nome vem de uma flor chamada de Jalapa (conhecida também como Jalapa-do-Brasil ou “Chuveirinho”), uma espécie de planta trepadeira nativa que possui propriedades medicinais e terapêuticas.


- OS FERVEDEOUROS GUARDAM MISTERIOS:

ree

Os fervedouros do Jalapão são algumas de suas atrações mais populares e é fácil de entender o porquê – são pequenas piscinas naturais com águas quentes e transparentes formadas de uma nascente de um rio subterrâneo, o que as torna pontos perfeitos para banhos relaxantes após as caminhadas. Mas isso não é nem o principal motivo pelo qual eles são tão impressionantes – em todos eles, existem gases submersos nas águas, que, devido à uma grande pressão, provocam um fenômeno conhecido como ressurgência que impede que as pessoas afundem.


Ou seja, mesmo que você não saiba nadar, poderá curtir tranquilamente um banho e flutuação nos fervedouros sem medo e sem ter que fazer esforço algum!


- POSSUI AGUAS CRISTALINAS:

ree

O Jalapão é um local de águas abundantes – são inúmeros rios, riachos, poços naturais, cachoeiras e muito mais, mas o fator mais incrível sobre eles é que são tão cristalinos que é possível ver com total clareza seu corpo inteiro debaixo d’água.


A razão pela qual suas águas são tão transparentes desta forma se deve pela presença de areia calcária (ou carbonato de cálcio) ao fundo, uma substância que calcifica qualquer sólido que possa existir na água e o “afunda”, permitindo que a água se mantenha sempre limpa e muito clara.



3 - KRUGER NATIONAL PARK ( MPUMALANGA E LIMPOPO - AFRICA DO SUL):


Kruger National Park é o parque mais conhecido e bem estruturado do país, com 2 milhões de hectares e fronteira com quatro países (África do Sul, Moçambique, Malawi e Zimbabwe). Encontra-se lá uma variedade imensa de bichos, incluindo os Big Five. É possível ficar hospedado dentro do parque, em diferentes reservas ou fazer um passeio guiado durante o dia e dormir fora do parque. O parque fica a aproximadamente 4 de horas de carro de Joanesburgo. Para voar, a distância é de 1 hora e meia entre Joanesburgo e Nelspruit, aonde se encontra o aeroporto mais próximo.


  • CURIOSIDADES:

- FAUNA E FLORA COMPOSTA COM MAIS DE 3.414 ESPECIES:


O parque abriga mais de 3.414 espécies de fauna e flora, incluindo os Big Five (leões, rinocerontes, búfalos, elefantes e leopardos), mais de 507 espécies de pássaros, 147 espécies de mamíferos, 114 répteis e mais de 2.000 espécies de plantas.


Você pode ver os Big Five em um só dia, afinal, existem mais de 12.000 elefantes e 1.000 leopardos vivendo lá! Além deles, há também os Little Five (musaranho elefante, tecelão dos búfalos, tartaruga leopardo africana, formiga-leão e besouro rinoceronte)


- ARVORES SIMBOLO DA AFRICA:

ree

(O Baobá é uma das árvores símbolo da África)


As cinco árvores símbolo da África também são encontradas no parque, sendo elas o baobá (Adansonia), árvore da febre (Vachellia xanthophloea), micaia (Acacia nigrescens), marula (Sclerocarya birrea) e mopane (Colophospermum mopane).


- PARQUE COM GRANDES DIMENÇÕES:

ree

Com seus quase 20.000 km² de área, o parque tem quase o tamanho de Israel, Eslovênia e El Salvador, além de ser maior que países como o Kuwait, Irlanda do Norte, Jamaica, Catar e Líbano.



4 - VENEZA ( CAPITAL DA REGIÃO DE VENETO - CIDADE DA ITALIA):


Veneza (em italiano: Venezia, em vêneto: Venexia, AFI: [veˈnɛsja]) é uma cidade no nordeste da Itália situada sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Ela está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave. Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte. Uma parte da cidade está listada como um Patrimônio Mundial, juntamente com a sua lagoa.


Veneza é a capital da região de Veneto. Em 2009, havia 270 098 habitantes na comuna de Veneza (a estimativa de população de 272 mil habitantes inclui a população de toda a comuna de Veneza) dos quais cerca de 60 mil vivem na cidade histórica de Veneza (centro storico); 176 mil em Terraferma (continente), principalmente na grande frazioni (equivalente a "paróquias" ou "divisões" em outros países) de Mestre e Marghera, além de 31 mil em outras ilhas da lagoa). Junto com Pádua e Treviso, a cidade está incluída na área metropolitana de Pádua-Treviso-Veneza (PATREVE), com uma população total de 2,6 milhões de pessoas.


O nome é derivado do antigo povo veneti, que habitou a região até o século X a.C. A cidade foi a capital da histórica República de Veneza e é conhecida como o "La Dominante", "Serenissima", "Rainha do Adriático", "Cidade da Água", "Cidade Flutuante" e "Cidade dos Canais". A República de Veneza foi uma grande potência marítima durante a Idade Média e o Renascimento, além de ser um ponto de parada para as Cruzadas e a Batalha de Lepanto, bem como um centro comercial muito importante (especialmente de produtos como seda, fibra e especiarias) e artístico entre o século XIII até o final do século XVII. Tamanha importância fez de Veneza uma cidade rica em quase toda a sua história.


Ela também é conhecida por seus vários movimentos artísticos importantes, especialmente do período renascentista. Após as guerras napoleônicas e o Congresso de Viena, a República foi anexada pelo Império Austríaco, até que se tornou parte do Reino da Itália em 1866, na sequência de um referendo realizado como resultado da Terceira Guerra de Independência Italiana. A cidade também desempenhou um papel importante na história da música sinfônica e da ópera, sendo o local de nascimento de Antonio Vivaldi.


  • CURIOSIDADES:

- MAIS DE 150 CANAIS E 416 PONTES:

ree

Mundialmente famosa pelos seus canais que servem como ruas em uma cidade onde não transita carros, Veneza tem nada mais nada menos que 177 canais e mais de 400 pontes.


O maior e mais importante canal de Veneza é o Grande Canal (Grand Canal), que corta boa parte da cidade e é uma das principais vias para o trânsito de barcos aquáticos e gôndolas.


São quatro pontes que atravessam o Grande Canal, a Ponte da Academia, Ponte dos Descalços e a Ponte da Constituição. E tem a Ponte Rialto, que é a mais antiga de todas, uma das principais, a que tem mais história e ainda conta com uma arquitetura lindíssima.


- PRATOS TIPICOS DE VENEZA:

ree

Os pratos típicos de Veneza incluem muitos frutos do mar e peixes, os principais que são encontrados nos restaurantes são:

  • Zuppa Pesce: sopa de peixes

  • Nero di Seppia com spaghetti: é feito com a tinta da lula que pode ser servido com pasta ou polenta, eu experimentei e confesso que não me agradou muito. A cor da tinta é preta e para quem quiser experimentar algo diferente, fica a minha dica;

  • Baccalá Montecato: um patê que pode ser servido com pão ou polenta;

  • Sarde in Saur: uma das especialidades da culinária veneziana, trata-se de um antipasto a base de sardinhas com camadas de cebolas e banhados com vinagre



5 - SEOUL (CAPITAL DA COREIA DO SUL):


Seul (em coreano hangul e hanja: 서울, romanização revisada: Seoul, romanização McCune-Reischauer: Sŏul, pronunciado: [sʰʌ.ul] (escutar (ajuda·info))), oficialmente Cidade Especial de Seul, é a capital e a maior metrópole da República da Coreia, mais conhecida como Coreia do Sul. A cidade é o núcleo da Região Metropolitana de Seul, que inclui a metrópole vizinha de Incheon e a província de Gyeonggi, a segunda maior área metropolitana do mundo, com mais de 25 milhões de habitantes.


Situado às margens do rio Han, a história de Seul remonta a mais de dois mil anos, quando foi fundada em 18 a.C. por Baekje, um dos Três Reinos da Coreia. A cidade continuou como a capital coreana sob a Dinastia Joseon. A região de Seul contém cinco Patrimônios Mundiais da UNESCO: Complexo de Palácios de Ch'angdokkgung, Fortaleza de Hwasong, Santuário de Chongmyo, Namhansanseong e os Túmulos Reais da Dinastia Joseon.


Seul é cercada por montanhas, sendo o monte Bukhan a mais alta delas, o parque nacional mais visitado do mundo por metro quadrado.


Entre os marcos modernos estão a icônica N Seoul Tower, o dourado KLI 63 Building, o neofuturista Dongdaemun Plaza, o Lotte World, o segundo maior parque temático coberto do mundo, e a Ponte Banpo, a mais longa ponte-fonte do mundo.


A capital sul-coreana foi eleita o destino turístico mais procurado do mundo por turistas chineses, japoneses e tailandeses por três anos consecutivos (2009-2011) e, com mais de 12 milhões de visitantes internacionais em 2013, é a 10ª cidade mais visitada do mundo.


Atualmente, Seul é considerada uma cidade global importante, resultado do boom econômico chamado de "Milagre do rio Han", que transformou-a de um amontoado de ruínas durante a Guerra da Coreia para a 4ª maior economia metropolitana do mundo, com um PIB de 774 bilhões de dólares em 2012, depois de Tóquio, Nova York e Los Angeles. A metrópole é a sede de empresas da Fortune Global 500, como a Samsung, a maior empresa de tecnologia do mundo, a LG e a Hyundai-Kia. Em 2013, o PIB (PPC) per capita da cidade de 39.448 dólares era comparável ao da França e Finlândia.


Seul é a cidade mais conectada do mundo e o seu sistema de metrô é um dos mais extensos do planeta. A cidade está conectada ao Aeroporto Internacional de Incheon, classificado como o melhor aeroporto do mundo por nove anos (2005-2013) pelo Conselho Internacional de Aeroportos.


O Lotte World Tower, um arranha-céu de 556 metros de altura e com 123 andares, está em construção e será o mais alto da OCDE.


A capital foi anfitriã dos Jogos Asiáticos de 1986, os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 e a Copa do Mundo FIFA de 2002.






BONUS:

6 - ILHA DE JEJU (PPROVINCIA DE JEJU - COREIA DO SUL):


A província de Jeju abrange a ilha sul-coreana de Jeju, no Estreito da Coreia. Ela é conhecida pelos balneários e pela paisagem vulcânica repleta de crateras e tubos de lava que se parecem com cavernas.


O monte Halla, um vulcão adormecido, tem trilhas para caminhada, um lago de cratera no cume de 1.950 metros de altura e o templo Gwaneumsa. O sistema de tubos de lava Geomunoreum inclui a caverna Manjanggul, que tem 7 quilômetros de extensão e foi criada há séculos quando o monte Halla ainda estava ativo.



Bem lindinhos, esses são alguns dos destinos que tenho muita vontade de conhecer!


Espero que gostem e até o próximo post.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page